sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Papo de Especialista: A moda inteligente, por Jacob Souza Filho

Bom dia pessoal, tudo bom?

Hoje, sexta-feira, dia de relaxar e começar a pensar no final de semana. Bom, aqui no blog, como vocês bem sabem, hoje é dia da nossa coluna de moda PAPO DE ESPECIALISTA, para encerrar a semana em grande estilo! 

Porém, resolvi trazer aqui pra vocês algo diferente, descontraído, algo que mostre como nosso blog é democrático e tem espaço sim para qualquer pessoa que goste e se interesse por moda, beleza e bem estar. Por isso, trago aqui, nesta sexta chuvosa, uma entrevista deliciosa com o Jacob Souza Filho. Ele já foi editor de moda, trabalhou em comércio de varejo e hoje atua como Personal Style. Ou seja, ele é expert no assunto! Quer saber mais? Então confira só!

A moda inteligênte, por Jacob Souza Filho

(CS) Qual a sua impressão da moda hoje?

(JS) A moda, atualmente, se tornou ainda mais mutável, democrática e inteligente do que antes. Uma mesma tendência pode ser seguida por varias camadas sócio-econômicas e culturais. Existe uma nova ansiedade de consumo e um mercado cada vez mais vasto para se adquirir produtos de modismos, o que resulta em uma exigência de qualidade mais relevante e superior. Vejo a moda estar presente em opções que vão além do vestuário. Existem tendências de moda em enxovais, peças de decoração, trabalhos artísticos e eletrônicos. Digamos que a regra mudou um pouco, já que antigamente, a moda era ditada pelas passarelas e celebridades. Nota-se que a moda, hoje, vem de todos os lugares e não mais apenas das teses de limitados formadores de opinião. Existe a necessidade maior de entender mais o estilo do que tendência, em resumo, o life style das pessoas e a globalização da comunicação gerou fontes de criação onde as grandes marcas buscam entender ainda mais seus seguidores, o estilo de vidas deles, do que simplesmente criar novas peças e cartelas de cores. A oportunidade do momento é compreender bem seu estilo, se informar de bom produtos de consumo e fazer a sua moda acontecer, seu fator único de se vestir, fazer a diferença não buscando cliclês de ideais de moda, mas se produzir com looks e produções que mais valorizem seu bom gosto, personalidade, e corpo. 

(CS) O que gosta de vestir?

(JS) Gosto muito de me reinventar com as peças que tenho, a cada dia posso ser o que eu quiser e me "vestir conforme a música", além de gostar muito de alfaiataria - Um bom terno deixa qualquer homem elegante. 

(CS) O que acha que seja estilo?

(JS) Estilo é a mensagem que mais expressa suas carateristas e sua personalidade. Um bom exemplo é conhecer pessoas que se portam exatamente como se vestem, são essas que possuem muito estilo. Digamos que o maior segredo do bom estilo é acertar as peças de suas produções criando uma harmonia entre você e suas escolhas de roupa. O cuidado que devemos tomar é sim com a desarmonia das produções, que além de prejudicar na mensagem que passará para as pessoas pode salientar caracteristicas que não se relacionam com sua personalidade, o que chamamos no mundinho fashion de "Cafona".

(CS) Como anda o mercado da moda masculina?

(JS) Super competitivo e exigente. Os homens descobriram o valor da estética, e não só estão se cuidando mais como acompanhando os rumos da moda vigente as riscas. Acredito que muitas peças sinônimos de tabus para eles, hoje já se encontram em muitos guarda-roupas masculinos. Uma de minhas últimas experiencias profissionais no comércio de varejo me fez notar homens que acompanham as mulheres em suas compras como indivíduo  formador de opinião. "Elas só levam se eles aprovarem o estilo, a cor, o tecido". 

(CS) Na sua opinião, como um homem deve se vestir?

(JS) O homem deve se vestir conforme seu life style, se é casual utilize peças de algodão, camisetas, um bom jeans, sapatênis, bermudas de chino. Se for Esportivo, use tenis, moleton, conjuntos training, regatas, tecidos dry-fit. Se for Social, use alfaiataria, um bom costume, gravatas, camisas, sapatos bico finos e sociais e se for um fashionista, usufrua de kilts (saia escocesa), coletes, coturnos, correntes, calças coloridas e tudo que a moda se der de direito ainda que sempre, numa boa dosagem para não carregar as produções e esbanjar um estilo independente e cheio de personalidade. 

Confesso que eu, pessoalmente, ameiiiii essa entrevista!!  Amei fazer, ler, conhecer esse super profissional e poder compartilhar aqui com vocês.

Espero que tenham gostado da nossa coluna de hoje. E já sabem: sugestões, dicas e comentários são sempre muito bem vindos! Ah, não se esqueçam do nosso look do final de semana de hoje. Está divino! Inspirem-se!

Um beijo e um ótimo final de semana! 

3 comentários:

  1. Olá Carmen

    Adorei saber a opinião de Jacob.
    Adorei encontrar vc aqui na blogolândia. Sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjooooooooooooo......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carmen Adorei seu blog e a opinião do Jacob então sem comentários, adorei mesmo.
    Passando para agradecer a visitinha, estou te aguardando novamente por lá ;)

    bjinhus
    http://taisricomini.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas!
    O espaço aqui é de vocês, viu?

    Bjks ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...